Como desenvolver o carisma

Não importa quais são seus objetivos, nem sua situação atual: a ferramenta mais importante para seu sucesso é o carisma.

Aprender a arte de dominar um ambiente e convencer os demais de suas ideias é o que vai lhe transformar em um verdadeiro líder, com seguidores dispostos a ir até os confins do inferno. E isso, meu amigo, vai te ajudar em tudo na vida: a ser bem sucedido na carreira, a transmitir seu conhecimento, a divulgar ideias, a conquistar aquela gata gostosa.

Macho-Alpha-o-manual-do-pegador

Carisma não é nenhuma qualidade mística, do tipo “alguns tem e outros não”. Felizmente! Longe de ser algo inexplicável, o carisma é uma qualidade a ser desenvolvida. Claro que não se trata de um assunto para se aprender em 10 minutos, e por isso vamos dedicar uma série de artigos ao desenvolvimento do seu, seguindo os três componentes do carisma que Olivia Fox Cabane definiu tão bem no livro O Mito do Carisma: Presença, Poder e Calor Humano. Hoje falaremos sobre a Presença Carismática e seguiremos destripando os dois pontos seguintes em artigos próximos.

A presença carismática

Aposto a que você já conversou com alguém que parecia distante, pensando em outra coisa, ou lhe dando pouca importância. E aposto que isso te fez sentir frustração ou irritação. Ou ambos.

Bem, hoje em dia é cada vez mais difícil conectar com as pessoas, já que estão todos tão envolvidos com Facebook, Twitter e afins. Mas um homem carismático não se aflige por pequenezes!

Ele centra sua energia mental e emocional na pessoa com quem fala, lhe dando toda a atenção e fazendo com que o interlocutor se sinta importante. As pessoas querem atenção, querem se sentir importantes. É assim que um homem carismático atrai: dá aos demais um sentimento agradável, faz com que se sintam únicos.

Provocar essa impressão nada tem a ver com ser extrovertido. Aproveite suas inclinações introvertidas, se existem, para focar intensamente na presença carismática. Isso fará com que aquela única pessoa com quem conversa em uma festa se sinta extremamente tocada por sua presença, e então comece a armar sua rede de contatos. Caso não saiba, o boca a boca é a melhor propaganda.

Atitudes para ter presença carismática

listeningNão finja estar interessado: Se interesse realmente pela pessoa com quem conversa. É claro que tem gente muito chata ou muito babaca. Mas todos -sem exceção- tem algo a lhe ensinar. Até aquela peituda que só fala de silicone: certamente ela sabe muito bem como é o pós-operatório, ou os riscos de todas as cirurgias plásticas havidas e futuras, e em algum momento isso pode lhe ser útil. Aprender não ocupa espaço.

Não viaje na maionese: Quando o assunto te interessa pouco é normal que sua mente ande por aí, sem destino. Isso se nota. Para fazer com que sua mente se foque, ponha sua atenção em sua respiração. Apenas um ou dois segundos, e você será capaz de seguir acompanhando a conversa, com atenção.

Se sinta fisicamente confortável: Não dá para dar atenção pra ninguém quando a calça aperta, a cabeça lateja ou o calor é insuportável. Assim, trate de garantir o maior conforto possível em todo ambiente que frequentar.

Esqueça o celular: Já comentamos o assunto neste artigo. Mas a novidade é que o problema não é só com mulheres: a mensagem que você envia ao olhar o celular é de que a outra pessoa não é importante o suficiente para que você lhe dedique toda sua atenção.

3151.5860-Celular-no-restaurante

Olho no olho: Não tenha medo de encarar as pessoas, homens e mulheres. Existem mil estudos sobre o assunto, e todos concluem o mesmo: gente que olha no olho quando conversa parece mais honesta, sincera, competente, confiável e estável emocionalmente. Um homem de carisma tem essas qualidades. Por outro lado, se não se sentir confortável, fixe o olhar na sobrancelha do interlocutor. Ele terá a impressão de que o olha nos olhos e você não se sentirá constrangido.

Use a cabeça: A linguagem corporal é importante. Balance a cabeça afirmativamente para demonstrar que está atento. Mas use o gesto com critério. Se o fizer o tempo todo indicará que você está fingindo.

Faça perguntas: Não perguntas sem sentido. Aproveite o que o outro lhe diz, e faça perguntas sobre o assunto. Se não tem ideia nenhuma no momento, use o truque base que o Dr. Stephen Coven nos ensina no livro “Os sete hábitos das pessoas altamente eficazes”: repita o que o outro acabou de dizer, transformando em uma pergunta.

Para ficar mais claro, saca o diálogo abaixo:

 “…E descobri que o site Feito para Homens é o melhor de todos os sites para homens.”

“ Então quer dizer que o Feito para Homens é o melhor site masculino?”

A partir daí, é só seguir se interessando, perguntando mais coisas sobre o assunto.

Espere antes de falar: Não tenha pressa por preencher cada segundo de silêncio em uma conversa. O ideal é que você escute o ponto final da frase, seu rosto reaja com a expressão pertinente e logo sua boca se manifeste. Esse procedimento demora uns dois segundos, e garante que a outra pessoa saiba que você está atento a ela.

A princípio, quem sabe, seja complicado aplicar essas técnicas. A prática é que fará de você um homem de presença carismática. Siga-as e verá as melhorias em sua presença e o efeito que causa sobre as pessoas.

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.