Como desenvolver o Carisma: Poder

Segundo artigo da trilogia Como Desenvolver o Carisma. Falemos de Poder!

Aprender a arte de dominar um ambiente e convencer os demais é o que vai lhe transformar em um verdadeiro líder, com seguidores dispostos a ir até o fim do mundo com você.

No primeiro artigo desta trilogia – que você encontra aqui - comentamos que o carisma pode ser trabalho e desenvolvido. Também falamos de seus três componentes, definidos assim por Olivia Fox Cabane no livro O Mito do Carisma: Presença, Poder e Calor Humano. O artigo Como desenvolver o Carisma fala sobre o primeiro desses componentes e este falará sobre Poder.

old-man-dancing

Gente carismática é gente poderosa

Ser poderoso não significa necessariamente ser o Rei dos 7 Reinos – se não sabe o que é isso, vide Game of Thrones e este artigo . Na verdade, podemos encontrar pessoas que transmitem poder nas esferas mais humildes.

Segundo a autora de O Mito do Carisma, poder é simplesmente um meio de ser percebido pelos demais, e que afeta o mundo que nos rodeia. Assim, ter poder pode acontecer por ter influência, dinheiro, experiência, inteligência, força física…alguma de suas qualidades, ou até defeitos. Mas exalar poder é outra história!

Neste ponto vale comentar que Carisma é um todo, um combinado das três “habilidades”. Uma pessoa de presença mas sem “O poder” será apenas um cara legal, na melhor das hipóteses. Pode ser também um desesperado carente…depende de quem vê.  Um outro, que é puro poder mas não tem presença alguma é um cara duro e assustador. Assassino de Carisma! E ainda que o cara tenha as duas primeiras habilidades bem trabalhadas, se não tiver o calor humano…enfim, você sacou a ideia. As três habilidades devem ser entrelaçadas já que isso produzirá o carisma verdadeiro.

lecture with students

Como aumentar seu Poder Carismático

Aumentar o Poder carismático pode parecer difícil a primeira vista, já que anda na contramão de muitas coisas que você pode fazer naturalmente.  A dica é pensar no assunto como um trabalho no qual você não tem experiência: é pura questão de aprender. O que se deve lembrar é que exalar  Poder vem de como as pessoas te percebem, não de seus milhões de dólares ou de sua amizades influentes. Esses milhões e amizades você irá conquistando.

Finja sim!

Antes de alcançar o poder tudo o que precisa é que as pessoas “vejam” que você o tem. Não estamos te dizendo que invente conexões, nem gaste o que não tem. Fingir aqui é atitude. Afinal, as pessoas definem o nível dos demais através da linguagem corporal e da aparência, por isso você deve se vestir como um homem poderoso. Se não sabe como,vide este artigo.
Uma vez que comecem a notar sua pessoa o convidarão para seus círculos. Você começará a ganhar poder real, esse que vem por influências, e terá mais e mais sucesso. Se trata de um círculo vicioso…dos melhores.
Para facilitar mais o assunto,  vamos a umas lições para colocar em prática. Tudo comprovado por estudos!

Aumente sua confiança

Poder começa na mente. Como tudo, aliás.
Se você se sente confiante e poderoso, os demais o perceberão assim. Essa confiança lhe dá uma aura irresistível! Como desenvolver a auto confiança merece outro artigo, e voltaremos a esse assunto, mas para começar vale dizer que a confiança vem da maestria.
Maestria é ser bom em algo, independente da habilidade ou área de conhecimento. Se você é mestre em qualquer coisa, se sente confiante. Sendo assim, trate de alcançar domínio sobre algo. Aprenda muito e sua confiança vai melhorar significativamente.

Confiança é fundamental para o ter poder

Confiança é fundamental para  ter poder

Conheça muito de algo e algo de muito

Além da sua (ou suas) maestria, você deve procurar saber o máximo sobre todos os assuntos possíveis. Saiba de filmes, novelas, esporte, saiba de química e viagens espaciais, de finanças e política.
A inteligência é uma das chaves do homem que é capaz de afetar o mundo a seu redor. Se você puder se introduzir em quase todas as conversas, seja falando sobre assuntos que conhece ou aprendendo sobre novos, mais inteligente irá parecer aos demais. E mais respeito terá.
Como você pode ganhar conhecimento? Leia e escute. Leia tudo o que cair em suas mãos e escute o que as pessoas tem a dizer.

Vista-se para o poder

Acima comentamos que a roupa é uma das sugestões mais evidentes de poder. Pense um pouco: Quando vemos um militar fardado, com um monte de medalhas e divisas, sabemos imediatamente que se trata de uma autoridade.
Estudos vêm comprovando que as pessoas são o que muitos consideram fúteis e julgam os demais por sua aparência. E é o que há, vivemos nesta sociedade, não tapemos o sol com a peneira!
Quem sabe você esteja pensando em caras como  Mark Zuckerberg, CEO do Facebook, que usa chinelão e bermuda e é superpoderoso. Bom, ele é uma excessão, não a regra. O cara fez fortuna dentro de um quarto, nunca precisou se relacionar com muita gente. Um exemplo melhor na mesma área seria Steve Jobs. No final de sua vida andava de jeans e camisa preta, mas no final dos 90, quando construía seu império, se vestia com ternos risca de giz e até mesmo uma gravata borboleta. Depois de ser poderoso, o cara veste o que quiser. Na escalada, veste o que deve vestir.

Steve Jobs jovem, de terno. Depois de poderoso você veste jeans e camiseta!

Steve Jobs jovem, de terno. Depois de poderoso você veste jeans e camiseta!

Seja um gorila

Segundo o professor de comportamento organizacional D. Gruenfeld, pessoas poderosas marcam melhor seu espaço pessoal. Em outras palavras, ocupam um espaço maior.
Para aumentar seu nível de poder, procure maneiras sutis e educadas de aumentar seu espaço pessoal. Estenda um braço nas costas de uma cadeira, se sente casualmente sobre a mesa quando um colega o procurar em seu escritório. Ou fique de pé quando os demais estiverem sentados.

Ninguém invade o espaço pessoal de um gorila!

Ninguém invade o espaço pessoal de um gorila!

Uma técnica boa para demonstrar poder em ambientes lotados é se imaginar como um gorila: Fique de pé e estufe o peito. Comece a andar e verifique que as pessoas vão se apartar de seu caminho naturalmente. Se em algum momento alguém não sair de seu caminho mantenha a postura, abra um sorriso e peça licença. Faça com que o outro se sinta confortável notando sua superioridade.

Faça poses poderosas

As poses de poder são posturas corporais que foram estudadas e que efetivamente transmitem poder. Uma das mais conhecidas é a posição Superman, com as pernas ligeiramente separadas e as mãos na cintura.

Por incrível que pareça, outra delas é a de “chefe vagal”, com as pernas cruzadas sobre a mesa e as mãos atrás do pescoço. Mas essa não se pode fazer em qualquer situação! Uma das mais utilizadas é se inclinar para a frente e descansar as mãos sobre a mesa, de pé. Autoridade instantânea.
Amy Cuddy, professora de Harvard, explica muito bem esse assunto na palestra TED abaixo. Vale conferir.

Conheça seu ambiente

Só nos sentimos realmente a vontade e poderosos quando estamos familiarizados com o meio. É aquele negócio de jogar em casa: sempre dá melhores resultados. A questão é como se sentir familiarizado com um lugar onde nunca se esteve?
Steve Cohen, escritor e mágico (sim, mágico) sugere que façamos pequenas coisas para trazer a tal da familiaridade. Reorganizar as coisas na mesa de um restaurante é um bom começo. Parece bobo, mas ao fazer isso você indica a seu subconsciente que o controle é seu. Procure pequenas e educadas maneiras de assumir o controle em suas atividades cotidianas. Os resultados serão surpreendentes.

Fale menos e lentamente

Já falamos sobre isso no primeiro artigo. Para reforçar basta dizer que usar poucas palavras agrega valor ao que se diz. Falar demais leva a que os outros terminem ignorando parte de seu discurso. Já poucas -e certeiras-palavras geram atenção.

Encontre seu Eu Poderoso

Aposto que você gostou mais do artigo sobre Presença Carismática, já que escutar e prestar atenção aos demais é bem mais fácil que ser assertivo e poderoso. Todos nós estamos educados para ser isso mesmo: educados. E o primeiro artigo fala sobre como sermos ainda mais agradáveis.
Já assumir uma presença poderosa é mais complicado porque pode se assemelhar a ser duro e/ou grosseiro, e provavelmente você, padawan do carisma, não se sinta confortável com essa atitude.
Para quebrar essa barreira, basta lembrar que ser poderoso não significa ser babaca. Assim, treine integrar suas novas atitudes poderosas com a presença carismática. Disciplina rapaziada! E no próximo artigo fecharemos o assunto com o último ponto, o Calor Humano.

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.