O que é o bolivarianismo?

Muitas expressões são faladas nessas eleições e o grande público não faz ideia do que se trata, então entenda uma delas: O Bolivarianismo

O que é o bolivarianismo?

O que é o bolivarianismo?

Alguns termos ficam no limbo durante anos e do nada se tornam expressões que não saem da boca das pessoas.

Nesse ano de eleições ouvimos termos poucas vezes antes falados como “Estado Laico” e “Bolivarianismo”.

Mas que raio é Bolivarianismo?

Tudo começou com o líder político venezuelano Simon Bolivar. Ele junto a José de San Martín foram as peças chave nas guerras de independência da América latina contra o domínio espanhol.

Simón Bolívar é considerado na América Latina como um herói.  Foi o responsável pela independência de Bolívia, Colômbia, Equador, Panamá, Peru e Venezuela e ajudou a lançar bases ideológicas democráticas na maioria da América latina.

Os que se dizem bolivarianos seguem a ideologia expressa por Simón Bolívar. Entre suas ideias estão à promoção da educação pública gratuita e obrigatória e o repudio a intromissão estrangeira nas nações americanas e à dominação econômica. Propõe, principalmente, a união dos países latino-americanos.

Agora pense que essa ideologia foi construída entre 1819 a 1830, anos esses que os países não passavam de uma colônia.

E o fanfarrão Hugo Chavez, estadista de mão cheia, se apropriou do nome dos heróis para lançar o termo,  auto intitulando-se “bolivariano” na sua posse em 1998.

Depois disso mudou a constituição da Venezuela alegando fazer parte do legado de Simon Bolivar, outra medida tomada pelo Chavez foi em 1999 quando ele mudou o nome do Estado para República Bolivariana da Venezuela, e outros atos como a criação e promoção de escolas e universidades com o adjetivo bolivariana, como o são as Escolas Bolivarianas e a Universidade Bolivariana da Venezuela.

Outros presidentes apoiam essa ideologia, como Nicolas Maduro, o presidente do Equador, Rafael Correa, e do presidente da Bolívia, Evo Morales.

Dito isto, a tradução nos dias de hoje é uma forma de socialismo camuflada para ditatorial.

Toda vez que citado o termo “Bolivarianismo” pode ter certeza que deturpam a ideia inicial, onde o certo seria defender a educação, a liberdade, a ética, a equidade social e o esclarecimento do homem.

E não estados em isolamento global, com tendências esquerdistas e comportamento ditatorial.

“Se apenas um homem fosse necessário para sustentar o Estado, esse Estado não deveria existir”

Simon Bolivar

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.