Novembro Azul – Você ainda tem medo do dedo?

O homem avança em passos antes nunca visto, mas ainda assim certos tabus permanecem. Perca o medinho do dedo vai? Seja homem!

Novembro Azul – Você ainda tem medo do dedo?

Ei você? É…você mesmo, não disfarça. Já chegou aos 50 anos? Está com medo do dedo do médico? Não tem 50 anos? Mas garanto que conhece alguém que tenha, pai, tio, irmão, avô? Presta atenção porque se você ainda não chegou nessa idade, garanto que você junto com seus familiares também querem chegar. Então vamos conversar sobre o que você realmente deve ter medo. Você sabe o que é câncer de próstata? Espera…você sabe o que é a próstata?

A próstata é um órgão do sistema reprodutor do homem, sendo um dos responsáveis (junto com os testículos e glândulas seminais) pela produção do esperma. Isso mesmo que você está pensando, aquela bela substância que sai do seu pênis após momentos de diversão e responsável pela transmissão dos seus genes, e infelizmente alguns microorganismos. E por quê o médico precisa colocar o dedo no meu reto? Porque ela está localizada logo abaixo da bexiga e à frente do reto e assim, o médico consegue sentir áreas endurecidas já que esse órgão normal tem consistência mole.

CDR457840 digital rectal exam

Pois bem, e por que você deve se preocupar com o câncer de próstata? Porque esse foi responsável por 13.129 mortes em 2011, é o segundo tipo de câncer mais comum entre os homens, o sexto no ranking geral e estima-se que em 2014 chegue em 68.800 novos casos1. Sim, o câncer de próstata mata, mas se você se cuidar, fizer os exames periodicamente e detectar precocemente o índice de cura chega a 90%1. Mas por que esse câncer mata? Câncer significa um aglomerado de células que se multiplicam desordenadamente e atrapalha o funcionamento das outras células em diversos aspectos. Quando ocorre a metástase (afff o que é isso? É quando essas células começam a espalhar por todo o corpo) ela dificulta o trabalho de diversos órgãos e ai se torna incompatível com a vida.

E agora? Ainda está com medo do dedo do médico? Para com isso, esse é um exame extremamente importante. Mas só existe esse? Não, tem o exame de sangue também (PSA) mas para um bom diagnóstico é necessário a junção desses 2 exames e mais alguns outros. Então, chega de besteira e marca essa consulta afinal, melhor levar um dedo no reto do que morrer aos 50 anos com o reto intocável.

Referência bibliográfica

1.SBU. Sociedade Brasileira de Urologia. Campanha Novembro Azul 2014. Novembro Azul: campanha nacional de conscientização sobre o câncer de próstata. Disponível em: http://www.sbu.org.br/?campanha-novembro-azul-2014.

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.