Como anunciar o fim do mundo

Está sendo formada uma equipe da ONU para informar ao planeta sobre o perigo de um cometa ou asteroide fatal para os humanos.

O Porta Voz da Catástrofe

nuclear-explosion-digital-art-hd-wallpaper-2560x1600-3213

Como anunciar o fim do mundo: Está sendo formada uma equipe de especialistas nomeados pela ONU que trabalham para detectar e informar ao planeta sobre o perigo de cometas ou asteroides potencialmente fatais para os humanos. BUUUUU – TEM COISA AI!!!!

“Boa tarde. Há alguns minutos todos os embaixadores dos Estados Unidos em todos os países do mundo informaram aos lideres de suas nações o que irei lhes dizer. É meio complicado, vai levar um tempo, espero que tenham paciência e ouçam o tenho pra falar. A menos de um ano dois astrônomos americanos, observando o céu das montanhas do Arizona, viram alguma coisa que lhes causou uma grande preocupação: UM COMETA”.

Alertou o presidente dos Estados Unidos, Tom Beck antes de anunciar ao mundo que um cometa “maior do que o Everest” se dirige em direção da Terra, um impacto que poderia matar milhões de pessoas no melhor dos casos. Presidente Beck, interpretado por Morgan Freeman no filme Impacto Profundo.

o-fim-do-mundo

No imaginário coletivo ocidental, esse anuncio sempre é feito pelo presidente americano.  No entanto, é o cenário ideal? Quem deve ser o porta-voz da catástrofe?

6 de outubro de 2008. Os astrônomos de todo o mundo observam um objeto espacial em direção da Terra. Pela primeira vez na história, um meteoro é detectado antes de rasgar a atmosfera.  No entanto, no Minor Planet Center (MPC, sigla em Inglês), uma instituição que analisa a proximidade dos asteroides e cometas, receberam a permissão para informar oficialmente que um objeto está se aproximando como um míssil em nossa direção. Houve um protocolo preparado para, se necessário, anunciar ao mundo que sejam tomadas as medidas necessárias para diminuição de danos.

Felizmente o asteroide TC3 era apenas do tamanho de um carro. “Demorou horas e sentimos como se estivéssemos tentando esconder alguma coisa. Simplesmente, não havia um sistema para se comunicar rapidamente, porque nunca foi planejado que isso iria acontecer”, diz José Luís Galache, astrônomo do MPC. .

Galache faz parte da equipa da ONU, responsável por detectar, monitorar e reportar esses “sustos”.

Luis Galache - MPC

Luis Galache – MPC

A primeira reunião deste grupo de peritos e especialistas em várias disciplinas gerou uma convicção entre os participantes: “Cabe ao governo de cada pais dar a notícia a seu povo, levando em consideração aspectos culturais e religiosos”.

Realizada em janeiro, na sede da MPC (no Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, em Massachusetts), o evento contou com representantes de todas as instituições que se dedicam à detecção de asteroides, cometas e outras ameaças a Terra: NASA, ESA, JAXA, CNRS, Academia Russa de Ciências, Centro Aeroespacial Alemão e várias instituições acadêmicas.

Após isso as Nações Unidas criaram a IAWN , International Asteroid Warning Network, responsável por coordenar e centralizar esse trabalho atomizado para a humanidade.

Portanto se qualquer observatório no planeta notificar a aproximação de um cometa, esta informação será enviada diretamente para IAWN e sem interrupção para os governos em questão. A partir daí, cada país iria decidir como lidar com a crise da sua própria maneira.

Ou seja, caso uma catástrofe seja eminente teremos o seguinte discurso:

“Minhas amigas e meus amigos. Tenho uma coisa pra falar, que talvez sejE fundamental para a sua vida, não tão fundamental como os programas sociais criados no governo Lula e ampliados na minha gestão. Mas no que se refere a… a….ah…ao cometa, que sem avisar, causando uma grande surpresa para a nossa nação, assim como no caso da Petrobras. Talvez como uma obra do destino e quero deixar claro que não é uma obra do PAC, um cometa de tamanho gigantesco se aproxima desse nosso pais, chamado Brasil. Cometa esse, não tão grande como os royalts do pré-sal que vai ser destinado para a educação . Sendo assim, esse cometa, que se aproxima numa veloc…”

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.