Marlboro – Não há fumo sem marcas

O investimento de bilhões lhe dá o direito de não usar seu nome e ainda sim ter identidade com todo público apenas utilizando seu ícone.

Marlboro – Não há fumo sem marcas

Por Max Duarte

“Um Marlboro e um café expresso, por favor”.

Fui comprar meu cigarro diário e me deparei com uma caixinha “quase sem marcas” mas não precisei ler para saber do que se tratava. Afinal anos e anos de investimento lhe dão “o direito” de não escreverem o seu nome.

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Em primeiro lugar, do ponto de vista do designer, dizemos que esta embalagem é linda e nós somos verdadeiramente conscientes do poder icônico de identidade Marlboro.

Em uma segunda etapa, uma pergunta: Q que os levou a ser tão radical e minimalista.

Na verdade, a marca não costumava ser tão “menos é mais”!

Como não há fumo sem fogo, inevitavelmente, temos em mente que o próximo passo são caixas de cigarros sem marcas. Isso tem evoluído ao longo tempo desde que as associações antitabagismo começaram a atuar fortemente contra a publicidade de cigarros, seja na mídia como no ponto de venda, e isso já foi implementada em muitos países (Reino Unido, Austrália, …). Pode-se imaginar, por meio da embalagem, que os Cowboys da marca fazem um bom “dedo do meio” para as instituições de saúde, mostrando-lhes que, mesmo sem escrever seu nome, eles continuam poderosos!

CAIXAS BRANCAS

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Muitos ministérios da saúde de diversos países já tendem a aprovar leis que retirem totalmente as marcas das caixas.

A estética da caixinha, pensada para ser atraente, seria aniquilada. A chamada embalagem “neutra” adota um formato padrão e comercialização sem registro. Uma caixa branca com fonte Arial em Preto.

Esta mudança radical causará um impacto real no consumo pelos jovens. Uma equipe de pesquisadores da Escola de Estudos Avançados em Saúde Pública em Rennes explorou o tema. Os pesquisadores franceses mediram o impacto da caixinha no consumo dos jovens.

133 pessoas, com idades entre 18 a 25 anos, fumaram uma caixinha “Neutra” por dez dias. O resultado é claro: “As caixinhas neutras motivam os fumantes a parar de fumar. Eles estão menos dispostos a comprar cigarros.”.

 QUANDO A MARCA SE TORNA UM ÍCONE

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Eu não vou ensiná-lo dizendo que a caixinha de “Marlboro” é um ícone. Com certeza, isso pode parecer antiético para colocar uma “caixa de câncer” em um pedestal, mas é um fato, é uma das maiores marcas do mundo.

O nome MARLBORO vem da rua Great Marlborough Street na cidade de Londres, onde o comerciante Philip Morris tinha sua fabrica de cigarros e uma tabacaria. Cigarros Marlboro foram lançados em 1920, como publico alvo As mulheres. Todos os cigarros com filtros eram tidos como femininos por serem “mais fracos”

Na década de 1950, a embalagem triangular fica mais masculina e mais viril. Ao mesmo tempo, Leo Burnett inventou o cowboy Marlboro.

Portanto, cavalos selvagens e vaqueiros que irão criar a lenda Marlboro.

Um interessante artigo (em Inglês) conta a história deste pacote, e de vários testes de consumo da época.

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