#Esporte   »   #Paddle

A moda do verão 2014: Stand Up Paddle – SUP

Mais fácil que surfar, o Stand up Paddle é a febre nas praias brasileiras

Ficar de pé na prancha de Surf é uma tarefa que exige grande dedicação, muitas horas no mar, os conhecidos caldos (ou vacas) e muita força de vontade.
Para os que não são assim tão apaixonados pelo esporte a ponto de tomar litros e litros de água durante o aprendizado, mas desejavam desfrutar de umas ondas, alguém resolveu simplificar: Um havaiano instrutor de surf cansou de quebrar as rebentações na mão para orientar seus alunos nas aulas de surf e resolveu remar sobe a prancha. Pronto! Assim foi inventado mais um esporte, o Stand Up Paddle ou SUP.

O esporte foi encontrando cada vez mais adeptos, pois não exige grande treinamento e nem muito preparo físico para praticar. Hoje, o Stand Up Paddle é o esporte de prancha que  mais cresce no mundo.

Os primeiros adeptos ao esporte

Os primeiros adeptos do esporte – SUP

Praticar a brincadeira não é nada de outro mundo. Como comentamos, não exige grande preparo físico e nem demora muito para aprender. É um esporte para todo tipo de público e pode ser praticado por crianças e velhinhos.

No entanto, engana-se quem pensa que basta subir na prancha e remar. Bom, até é bem por aí, mas já andaram complicando um pouco. As modalidades do Stand Up Paddle são 05, e as vamos conhecer agora.

Wave

A modalidade  Wave do Stand Up Paddle é a que mais se assemelha ao surf.  Neste estilo,  prancha e remo são usados para pegar onda. Somente surfar a onda sem o auxilio do remo não é o lance do Wave, aqui o que vale é usar o remo como apoio, dentro d’água. Afinal, quem é que ia querer ficar segurando um remo se não houvesse algo a fazer com ele?

Wave - A modalidade que mais se parece com o Surf

Wave – A modalidade que mais se parece com o Surf

Race

O Stand Up Paddle na modalidade Race é a prova de velocidade. Funciona do mesmo jeito que em qualquer outro esporte: quem  realizar o percurso estabelecido para a prova no menor tempo, ganha. E fim de papo.

Race - Quem rema mais rápido

Race – Quem rema mais rápido

Freestyle

A modalidade Freestyle, como o próprio nome diz, é o Estilo Livre. Aqui, o objetivo é  a variedade de manobras realizadas sobre a prancha de Stand Up Paddle usando apenas  a mobilidade do corpo e auxilio do remo. Para espíritos livres.

A modelo Paulistana Rebecca Barison também é praticante do esporte - @rebeccabarison

A modelo Paulistana Rebecca Barison também é praticante do esporte – @rebeccabarison

River Sup (rafting)

O SUP Rafting tem como objetivo descer corredeiras sobre a prancha de Stand Up Paddle. Funciona mais ou menos como o Rafting que conhecemos, desta vez montado sobre uma prancha de surf, e com um remo como apoio. É a modalidade mais carregada de adrenalina, sem dúvidas.

A pratica do SUP pode ser feita em Lagos, rios, praia e lagoas.

A pratica do SUP pode ser feita em represas, rios, praias e lagoas.

Primeiras remadas

Gostou da história? Quer saber por onde começar? 

Legal, o Feito para Homens ajuda! Dá uma checada nesse vídeo aí:

Escolhendo Prancha

A escolha da prancha é a principal dica para quem está começando a surfar com remo. Como a prancha ideal muda conforme o peso do praticante, não dá pra escolher a mais bonita ou colorida! Ter alguém para auxiliar o novato é essencial. A flutuação tem que ser exata para o seu corpo.

Separamos um outro vídeo para auxiliar na escolha da sua prancha de SUP. Ainda assim, consultar um profissa é a dica!

O Remo

Sendo o SUP um esporte de prancha e remo, fica claro que se trata de outra peça fundamental….ou não?  O remo é como se fosse um braço, uma extensão do corpo do praticante de SUP. O tamanho certo é muito importante.

Evitando acidentes

Utilizar os equipamentos de segurança não é bobagem, é evitar que a diversãovire tragédia. O leash (cordinha que prende a prancha ao tornozelo) e o colete salvavidas são indispensáveis para quem está começando…mesmo que seja em águas calmas, ou que o cara seja um grande nadador.

E como cuidado, vale lembrar que atropelar banhistas não é legal e pode machucar de forma séria. Nada de remar no meio da muvuca!

E se você nunca subiu na prancha, procure locais sem correnteza forte e com a superfície da água mais lisa. Isso facilita o equilíbrio de quem está subindo pela primeira vez no Stand up Paddle.

Investimento

Papo direto: o Stand Up Paddle não é um esporte barato. As pranchas variam de materiais e preços, e chegam a valores tão salgados como a água do mar. Mas nem tudo está perdido!
Para quem quer comprar, as pranchas infláveis estão entre as mais em conta, a partir de R$ 2.500,00. Por outro lado, o litoral está lotado de lugares onde alugar pranchas e remos. A hora de aluguel do equipamento completo sai pelos R$ 50.

Fontes: Confederação Brasileira de Stand Up Paddle e Globoesporte.com

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.