#Esporte   »   #Tiro

Airsoft: uma partida de Counter-Strike na vida real

Você já quis viver como um personagem do Counter-Strike?
Então conheça o Airsoft o esporte que imita os games.

Airsoft

Por Bruno Aires

Eles usam fardas, carregam armas e realizam missões eletrizantes, mas não são militares ou policiais.

3

O esporte tem um alto crescimento e o número de adeptos tem aumentado a cada dia

No Airsoft, um esporte de simulação de combates militares criado no Japão que alcançou todo o mundo, qualquer um pode passar pela experiência de combate sem correr nenhum risco de verdade. Difundido pelo site  Airsoft Brasil, ganha adeptos no Brasil desde 2007, quando foi regulamentado no país. Hoje, diversos grupos o praticam com muita aplicação, como a Brigada Fluminense de Airsoft (RJ), a Federação Paulista Desportiva de Airsoft (SP), a Associação Brasiliense de Airsoft (DF) e o Airsoft Fortaleza (CE).

5

Procure as associações e federações para saber onde e como praticar

No Airsoft, os participantes se separam em equipes e recebem as instruções para realizar sua missão. As armas são de pressão e atiram projéteis não letais (bolinhas de plástico de 6 mm de diâmetro). A estratégia e a tensão também estão lá, vale dizer. Os praticantes deixam claro, porém, que não se trata de um esporte de competição, e sim de integração. Diferente do paintball, um jogo que o objetivo é simplesmente marcar a pessoa com tinta para eliminá-la, o Airsoft exige compromisso e seriedade dos participantes. Reproduz, com mais rigor todos os elementos da disciplina e da organização militares. É como jogar Counter Strike, mas não num videogame, e sim na vida real.

“Os conceitos de união, amizade e honra estão intrinsecamente associados ao Airsoft”, afirma Fernando Wagner, um dos fundadores da Brigada Fluminense de Airsoft, a BFA. “Incentivamos esses valores, fazemos com que os veteranos participem ativamente da recepção aos novatos, damos todo o suporte para quem está começando agora e punimos com rigor atitudes desrespeitosas em campo”. O grupo surgiu em 2010, quando ele e alguns amigos, insatisfeitos com a falta de organização do esporte no Rio, decidiram definir um calendário de jogos e um ponto de encontro virtual.

 

2

Estratégia e espirito de equipe são essenciais para bons resultados no esporte

Não é nem preciso dizer que 90% dos participantes do jogo são homens, de acordo com a BFA. Praticante do esporte desde 2012, o auxiliar administrativo e estudante de Direito Rafael Coelho revela que conheceu o Airsoft na internet e desde então participa dos jogos e reuniões sobre o esporte. Já comprou diversas armas e equipamentos de proteção e define a semelhança com a realidade como o principal motivador de seu interesse. “É um jogo de estratégia que costuma ser bem planejado”, afirma. “A adrenalina é muita. Vale a pena.”.

Cada grupo tem as suas regras, mas a triagem de novos membros costuma ser parecida. Na BFA são três as fases a serem cumpridas antes que alguém esteja apto a jogar – duas delas, obrigatórias. A taverna é a primeira: ali, toda a parte teórica do esporte é ensinada aos novatos. Na segunda fase, treina-se o manuseio da arma e  o tiro. A terceira e última fase, opcional, visa aprimorar as técnicas e regras aprendidas. O grupo mantém uma reunião por mês e agenda as simulações através de fórum em seu site oficial.

Interessado? São apenas dois os requisitos obrigatórios para se praticar Airsoft: ter mais de 18 anos e usar os óculos de proteção. Alguns grupos costumam cobrar uma taxa para a emissão de uma carteirinha de registro e um valor para manutenção em cada jogo. A compra de equipamentos é feita em lojas especializadas.

arma

O preço das armas variam de R$ 300,00 a R$ 10.000,00

Há diversas armas no Airsoft, que permitem ao jogador participar em diferentes funções, de sniper (tiro de longo alcance) a operador de suporte. As armas brasileiras legalizadas já vêm com a ponta laranja ou vermelho-vivo, de acordo com a portaria 002-Colog, de 26/02/2010. A medida evita que as réplicas sejam confundidas com armas de verdade.

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.