Como se dar bem em um trabalho que você detesta

Aprenda a aguentar o trabalho…até que o emprego dos sonhos chegue!

No mundo ideal todo homem tem o emprego de seus sonhos. E mais: o emprego de seus sonhos segundo o momento de sua vida, já que os sonhos mudam com a idade e maturidade. No mundo real, nem todo mundo gosta do que faz, ou do que está fazendo. E mesmo que goste…bom, haverão momentos em que o caboclo vai detestar a empresa, o chefe ou a própria rotina de trabalho. Nada mais normal.

É de se supor que todo cara que está infeliz no emprego esteja fazendo algo -construtivo, por favor- para chegar ao lugar, posto ou o que seja que, ao menos em teoria, o vá tornar feliz. O fato é que enquanto isso, se não estiver a fim de ficar na fila do seguro desemprego, é melhor aprender a lidar com seu emprego nada ideal. Feito para Homens te ajuda.

Tudo quanto é digno de ser feito, é digno de ser bem feito

Vai fazer, faça bem feito!

Vai fazer, faça bem feito!

A frase de P. Doumer Stanhope é uma das que você, caro leitor infeliz no trabalho, deve usar como lema. Por mais descontente que você esteja com seu ganha-pão, isso não justifica um abandono ou desleixo com seu trabalho.

Se por um lado é bastante normal, e até humano mesmo, que tudo o que se faça de má vontade resulte em coisas mal feitas, por outro é muito pouco viril deixar suas obrigações de lado, ou enrolar no serviço. Encare seu trabalho atual como um degrau em sua subida. Nada te obriga a estacionar nesse degrau, mas se tornar um homem em quem as pessoas confiam passa pelo ato de fazer bem até o que você não gosta de fazer. Além do mais, se empenhar em fazer bem seu trabalho terminará por te fazer apreciar mais os resultados dele, receber elogios e consequentemente, você ficará mais satisfeito com seu trabalho.

Aprenda a negociar

Você até pode pensar que o objetivo do seu chefe é te infernizar a vida – e até é possível que seja mesmo- mas não é provável. Um cara infeliz no trabalho afeta todo o desenvolvimento do mesmo e não é isso o que os chefes costumam desejar. O caso é que muitas vezes os superiores pensam que estão motivando a galera, e na verdade estão sendo tiranos. (Se você é chefe, dê uma passada neste artigo)

Qual é seu problema? Está sobrecarregado, acha que ganha pouco ou precisa de férias? Quem sabe você esteja entediado, não tenha mais desafios, queira mais responsabilidades…existem várias razões para detestar seu emprego, descobrir seu real problema no trabalho é um dos passos mais importantes para solucionar o assunto.

Conhecendo o problema, peça uma reunião com seu chefe e seja honesto com o cara, de uma forma profissional e direta. Nada de choramingos e reclamações genéricas. Não interessam seus problemas pessoais, nem suas dores no saco. Sente-se frente ao mandachuva e exponha suas necessidades profissionais.

Um exemplo é pedir um aumento de salário. Não venha com “tenho filhos e contas a pagar”. Apresente seus resultados, algo que justifique o desejado aumento. E não fique com mimimi: Se você enfiar na cabeça que não vai adiantar e continuar reclamando sem nem tentar não vai conseguir nada. O ‘não’, você já tem. Vamos tentar um ‘sim’?

Defina suas próprias metas

Se você acha que seu trabalho não tem desafios, e não há como fugir disso, crie seus próprios. Trace metas, estipule prazos mais curtos que os estabelecidos pela chefia…Crie seus próprios objetivos para cada uma de suas obrigações. E bata seus recordes pessoais! Competir com você mesmo é algo muito excitante.

Tenha objetivos claros, para chegar a algum lugar você precisa de um destino.

Tenha objetivos claros, para chegar a algum lugar você precisa de um destino.

Dê um passo todo dia

Estudos comprovam que menos de 12% das pessoas sabe realmente o que quer fazer para o resto da vida. Se você está dentro dos 78% restante, não se desespere. Siga em frente, mesmo sem um rumo exato definido!

Faça cursos diversos, leia livros sobre assuntos que possam lhe interessar…Se quer ser dono de seu próprio negócio, vá buscar algumas palestras, anote suas ideias, guarde um real por dia…seja o que for, faça algo e caminhe na direção de seu trabalho dos sonhos!

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.