Viagem de negócios: Manual para sua primeira experiência

Uma lista de dicas para não cometer muitos erros nessa sua primeira vez e aproveitar o máximo essa oportunidade que sua empresa está lhe dando.

Viagem de negócios: Manual para sua primeira experiência

Viagem de negócios

Você está indo muito bem. Você conseguiu um emprego, dedicou-se, subiu mais um degrau na vida corporativa, você está indo tão bem que seu chefe lhe pediu para ir a uma viagem de negócios. O problema é que você nunca foi a uma viagem de negócios e você não sabe o que esperar.

Talvez você não tenha feito muitas viagens na sua vida pessoal. Talvez você tenha que fazer uma grande apresentação, ou se encontrar com um cliente importante. Você está nervoso. É compreensível.
Aqui está uma lista de dicas que irão ajudá-lo na sua primeira viagem de negócios como um profissional. Você está em boas mãos.


01) Planejamento

“Quem não se prepara, está se preparando para falhar.” Lembre-se disso.
A preparação é a chave para viagens de sucesso, a preparação acontece antes de você sair pela porta da sua casa.


02) Faça uma lista de coisas

Estar longe de casa significa não ter acesso a tudo o que você está acostumado, então, faça uma lista antes da sua viagem. Anote tudo o que você precisa levar, inclusive roupas, produtos de higiene pessoal e qualquer as coisas do escritório que você vai precisar para o trabalho/reunião.
Você não quer chegar em uma reunião importante e perceber que o arquivo que você precisa está a 1000 quilômetros de distância.


03) Evite despachar sua bagagem

mala masculina para viagem
Claro, uma mala gigante permite incluir muito mais itens, mas arrastando bagagem pesada por uma cidade estranha é um pesadelo. Além do risco da mala ser extraviada e você ficar sem suas coisas..
Para a maioria das viagens de negócios, tudo que você precisa é de uma mala pequena  e uma bolsa de ombro. Você pode até arrumar um terno em uma bagagem de mão se você dobrá-lo com cuidado.


04) Se vista conforme a ocasião manda

Ao viajar a trabalho você se torna o rosto da sua empresa. Você tem que causar uma boa impressão, e isso significa vestir a roupa certa.
Pense no roteiro da sua viagem, se você for a uma convenção certamente você precisará de roupas casuais e esportivas para praticas de atividades outdoor, ou então para festas temáticas. Atente-se ao roteiro do evento.
Se você for visitar uma feira de negócios não use um sapato que você sabe que vai machucar seu pé, afinal você vai precisar andar muito pelos corredores da feira farejando boas oportunidades.


05) Leve cartões de visita

Trocar cartão de visita é o comprimento oficial para inicio de uma reunião, jamais vá para uma viagem de negócios sem ter uma quantidade significativa de cartões.
troca cartão de visitas


06) Bloco de notas

Se você estiver viajando para uma reunião ou uma convenção, você vai ter que tomar notas. Digitando em um laptop ou smartphone enquanto alguém está falando com você é indelicado, afinal a pessoa não sabe se você está prestando atenção, ou está no facebook.
Compre um bloco  e uma caneta que lhe qualifique. Homens de negócios tem boas canetas (SEMPRE)


07) Mantenha uma lista de informações importantes

A lista deve incluir o seu horário de voo, nome e endereço do seu hotel, e seus encontros de negócios. Tenha essa informação em um aplicativo de anotações em seu telefone ou em um pedaço de papel na sua carteira. Em uma viagem de negócios, esta lista é a sua vida.
Dê uma cópia de seu itinerário para alguém de confiança em casa.
A vida continua, enquanto você estiver na estrada, é importante que seus amigos e família saibam onde você está no caso de uma emergência. Envie o seu voo e informação sobre o hotel para sua namorada, pais, ou para seu chefe.


08) Chegue cedo ao aeroporto

perdendo o voo
Ninguém vai culpá-lo se o seu voo for cancelado, mas e se você não pegar o avião porque você a hora? Isso é embaraçoso, sua cabeça pode até rolar por um ato falho como esse.
Use esses momentos de espera para criar cenários sobre a reunião.
Antecipe as perguntas que provavelmente o cliente lhe fará. Assim chegará com o discurso mais bem preparado.


09) Assim que chegar

Parabéns, você chegou ao seu destino! Acredite ou não, essa foi a parte mais fácil. Então siga os passos básicos.
Malas de viagem são boas em transportar as suas roupas, mas elas são ainda melhores em amassa-las.
A primeira coisa que você deve fazer quando chegar ao seu quarto de hotel é pendurar suas roupas. Se suas roupas estão amassadas e você tem algum tempo, use o ferro e tábua de passar roupa em seu quarto ou peça que o hotel faça esse serviço, atente-se aos prazos de entrega do hotel.


10) Gaste o necessário

Muitas vezes pelo fato de você estar numa cidade diferente você vai querer jantar e conhecer os “Hot Points”, você tem que saber que passeio é passeio e trabalho é trabalho.
Então não abuse dos recibos de taxi. E se você estiver jantando sozinho, procure comer em lugares que tenham preços razoáveis. Restaurantes cinco estrelas são para caso a reunião com os clientes se estenda, caso ao contrário não vá torrar a sua verba e pedir reembolso depois.
Quer fazer passeio de turista? Use seu dinheiro pessoal.
Você acha justo a empresa pagar pelos seus passeios e compras pessoais? Não né!


11) Não beba demais

drunk-salaryman
A bebida é frequentemente e disponíveis em quantidades ilimitadas em eventos de negócios. Pode ser difícil resistir, mas é importante que você não entre nessa. Mesmo que seus colegas de trabalho estejam tomando todas.
Claro que você não precisa negar, beba, mas saiba beber. Lembre-se que você representa sua empresa quando você viaja a trabalho. Ninguém quer fazer negócios com alguém que vomita sobre a garçonete e é botado pra fora da balada por dar vexame.


12) Guarde todos seus recibos

A maioria das empresas irá reembolsá-lo pelas despesas enquanto você estiver viajando. Talvez você tenha um cartão de crédito da empresa ou uma cota diária. De qualquer maneira, você geralmente precisa guardar seus recibos de restaurantes, hotéis e táxi.
E nunca, jamais, em hipótese alguma entregue uma nota de restaurante ou de hotel com bebidas alcoólicas na descrição de consumo.


13) Divirta-se!

Sua primeira viagem de negócios pode parecer assustadora, mas também é importante que se divirta.
Veja os “Gaps” na agenda e aproveite para conhecer a cidade. Se for uma cidade que você sempre sonhou em conhecer, tente negociar com seu chefe um dia a mais na cidade (sendo que as despesas por esse dia são suas). Afinal você não sabe quando voltará novamente.


14) Faça o que tem que ser feito

comemorando negocio
Fazer uma viagem de negócios tem um valor alto investido pela sua empresa.
Passagem aérea, taxis, restaurantes, hora homem… ou seja, você tem que trazer o resultado esperado.
Então, traga o objetivo estipulado pelo seu chefe. Não use seu tempo apenas pra ficar olhando a cidade pela janela do taxi.
Use para trazer benefícios para sua empresa, caso ao contrário esta será a primeira e ultima viagem de negócios que você fará.

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.