Carros autônomos – o futuro é agora

Os carros autônomos estão saindo da esfera da ficção para se tornarem uma realidade, já em 2015 o google aposta que lançara seu carro, você acredita?

carro autonomoGoogle termina o primeiro protótipo de carro autônomo

O Google anunciou ter terminado a construção do primeiro carro autônomo, isto é, que pode circular pelas ruas sem motorista. Muito bom para quem quer deixar de ter um motorista. E totalmente dispensável para quem adora dirigir o próprio carro.

O protótipo apresentado em maio de 2015 ainda era um mockup, que nem sequer tinha faróis. Agora, o carro foi finalizado. Está equipado com o sistema “LIDAR”, que permite “ver” o que está em volta e foi otimizado tanto na eprformance quanto na segurança.

Sabe-se que o Google está trabalhando ainda em vários protótipos, cada um desenhado para testar e aperfeiçoar componentes específicos. Os planos da empresa são de colocar o carro autônomo em circulação ainda em em 2015, com um motorista pronto a intervir em caso de emergência.

Agora que está pronto, o carro do Google certamente vai levantar muitas questões. Há muito tempo já existe o “piloto automático” nos aviões, que dispensa a ação do piloto em manobras de pouso e decolagem e durante o voo. Há quem diga que o sistema é  mais seguro do que o controle humano. Há, porém, quem desconfie quando a máquina está no controle. Há o receio de má interpretação de dados ou disfunções que podem causar acidentes, como já se aponta em casos de desastres com aeronaves onde esse tipo de tecnologia pode dificultar ou mesmo bloquear a intervenção do piloto em caso de emergência – como no filme 2001, Uma Odisseia no Espaço, em que a nave é tomada pelo seu cérebro digital, o computador HAL. Homens cometem muitos erros – mas ainda não se inventou nada melhor que o próprio ser humano para consertá-los.

 

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.