Medo de Dirigir?

O medo de dirigir é mais comum do que se pode supor, afetando um terço dos motoristas habilitados. Veja como superar esse medo e voltar a dirigir.

Medo de Dirigir?

medo-de-dirigir-como-superar-fobia-panico

O medo de dirigir é mais comum do que se pode supor, afetando um terço dos motoristas habilitados.

A fobia de dirigir ou amaxofobia, além de sua locomoção,  afeta sua autoestima e pode acarretar outras fobias.

Perfil do portador da fobia

Estudos internacionais indicam que entre motoristas com medo de dirigir cerca de 64% são mulheres e 36% são homens.

Mulheres, principalmente com mais de 40 anos e carteira de motorista há mais de 15 anos, que não conduzem com muita frequência.

Homens, principalmente a partir dos 60 anos, fase em que começam a sentir a redução das capacidades físicas e motoras.

Pessoas perfeccionistas, extremamente responsáveis e que não gostam de se expor a riscos, tendem a se sentir inseguras durante a condução o que aumenta o risco de desenvolver a fobia.

Pessoas que tem outras fobias como medo de voar ou claustrofobia.

Receios profundos e antigos, adquiridos durante a fase que se aprende a dirigir, muitas vezes só é dado devido à pressão familiar e social.

Depressão, falta de autoestima entre outros fatores, são traços relativamente comuns e que tendem a ser agravados.

Stress pós-traumático causado por acidentes violentos, tanto por envolvimento direto, como pela sua observação.

Tratamento para o medo de conduzir

Vai voltar a dirigir? Então esqueça celular, não ligue o som, ou qualquer coisa que te tire a atenção e principalmente não veja noticias de tragédias . Um dos principais motivos do medo de dirigir é a quantidade de notícias e videos assustadores que vemos na TV e nas redes sociais.

ea894b30d8f22e0ae43232f3fa27ee1a

Para superar a fobia é preciso muito esforço mental, não adianta querer pegar o carro e andar 1000 km num dia, você terá de lidar com pequenos avanços diários.

É recomendável  recorrer à ajuda especializada. Diversos psicólogos são experts no assunto ou então de auto escolas com profissionais preparados para ajudar nessa situação.

Se você acha que sozinho pode lidar com o medo de conduzir, tenha em mente que os avanços são demorados, o ideal é que você procure uma companhia e apoio de um amigo (calmo) e que o incentive.

Retome a sua condução aos poucos, voltar a entrar no carro já pode ser uma primeira vitória.

Em seguida dê voltas pequenas próximo de casa e num lugar que você conheça.

Seja tolerante, admita as dificuldades. Mas não fique com dó de si mesmo, tenha em mente que você precisa superar seus medos.

Faça destes exercícios uma rotina diária.

Com o aumento da confiança inicie outros percursos, mas sempre dentro daquilo que sinta como os seus limites.

Se ressurgir o pânico, tente descontrair afastando os pensamentos que te perturbam, se for necessário pare o veículo, acalme-se e recomece apenas quando estiver seguro.

Conclusão

medo-de-dirigir-como-superar-fobia-panico2

Sentir algum receio ao conduzir é algo perfeitamente normal e até útil no sentido da preservação da vida, o excesso de confiança ao dirigir é um dos principais motivos de acidente. Porém, a amaxofobia (medo de dirigir) é mais do que um receio, é algo que se pode tornar imensamente prejudicial para a qualidade de vida, afinal, estamos falando de pessoas que têm habilitação e se vem forçadas a agir como quem não tem; é todo um investimento financeiro e intelectual que é desperdiçado, assim como uma baixa de autoestima e de valorização pessoal.

Se este é o seu caso, lembre-se que a sua fobia é ultrapassável, não sinta vergonha em procurar ajuda, tenha crença em si mesmo e nas suas capacidades.

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.