Som do carro: como escolher

Quais os melhores aparelhos? Como escolher? Quais produtos comprar? Quanto custa? Tire todas suas dúvidas sobre a sistema de som do carro.

Som do carro: como escolher

som-automotivo-como-montar-som-para-o-carro

Especialmente para quem gosta de viajar, ou passa no trânsito horas que de outra forma seriam uma chateação, o som do carro é fundamental. Nada melhor do que sentar ao volante como se estivesse diante de uma orquestra sinfônica. Ainda que isso custe bem mais caro que ir à opera ou a um concerto de rock.

Apaixonados pela arte de encher o carro de boas vibrações aperfeiçoam o sistema bastante simples que vem na maioria dos modelos, que em geral trazem de fábrica o conjunto de Rádio/Mp3 com quatro alto falantes originais de 6 polegadas. Para quem não tem muito interesse no assunto, está de bom tamanho. para quem quer mais, pode ser apenas o começo.

som-de-fabrica-é-bom?

As caixas originais permitem ouvir música confortavelmente de dentro do carro e balanceá-la, mas com certas limitações. Quem deseja ir além não pode deixar de considerar os seguintes quesitos:

Acessórios principais:

Unidade principal (ou núcleo central)

central-multimidia-som-automotivo

Esse é o acessório mais conhecido e corresponde à centra multimídia do carro: rádio, DVD, Mp3 e similares. No mercado, você encontra entradas auxiliares, dvd`s, BlueRay e som automotivo com bluetooth. Um toca mp3 pode custar de R$120 a mais de R$1.000. As variantes correspondem ao número de saídas para caixas e amplificadores e os formatos de entrada aceitáveis, como USB, microSD e CD.

Alto-Falantes

tipos-de-falantes

Dividem-se em 4 tipos: woofers (para frequências graves), subwoofers (para frequências subgraves), drivers (para frequências médias) e os tweeters (para frequências agudas). A escolha dos alto-falantes é muito importante para o resultado do som. Além desses, temos alto-falantes que atendem a mais de uma frequência e, por isso, são chamados de multivias ou caixas trio. São o coaxial (para médios e agudos), triaxial (para médios e dois agudos) e quadriaxial (para baixos, médios e dois agudos).

Módulos Amplificadores

Os módulos são responsáveis pela amplificação do som, ou seja, dão a potência necessária para que ele chegue forte nos alto-falantes. Há três classes de amplificadores: o Booster (que utiliza transformadores como fonte de alimentação dos transistors, sendo os mais pesados e com maior consumo de bateria), o Mosfet (com uma fonte chaveada, utiliza menos espaço e tem maior eficiência) e o amplificador digital (não esquenta, consome menos energia e é mais utilizado em projetos grandes)

Além desses acessórios, temos ainda os auxiliares. São eles:

giphy

- Cabos (com diversas tensões)
- Bateria / Fontes auxiliares (para energia)
- Mega capacitores (mantém a frequência sonora e evitam picos de energia)
- Crossover (permite equalizar o som e controlar as frequências sonoras)
- Disjuntores e fusíveis (dispositivos de desarme emergencial da alimentação)

Vale a pena estudar o assunto, ainda que voê peça ajuda a uma loja especializada. Quanto mais conhecimento você tiver sobre a qualidade e os produtos que estarão no seu carro, mais facilidade terá para fazer o projeto junto com a loja e com a manutenção do seu show particular.

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.