Tecnologia que só se via na ficção

Enfim chegamos ao futuro imaginado em “Os Jetsons”

Antes que você se anime muito: não, não foi lançado nenhum carro voador no mercado – por enquanto. Mas  não quer dizer que já não estamos vivendo aquele futuro imaginado nos anos 60 por William Hanna e Joseph Barbera, tudo graças aos wearables. Grave esse nomezinho, daqui há poucos anos ele vai ser tão popular quanto smartphone, tablet ou app.

Por falar em app, há quem defenda inclusive que o wearables vão ser seus substitutos. Mas afinal, o que é esse tal de wearable? É de comer ou de vestir? Acertou quem disse que é de vestir! Isso mesmo! A wearable ou, wearing computing, em bom português significa computação vestível. Estamos falando de relógios multifuncionais, óculos com realidade virtual, tecidos inteligentes e pulseiras e anéis que geram dados estatísticos daquela sua tarde de caminhada ou pedalada. E não estamos falando apenas de projetos ou protótipos.

Apesar de ser um ramo da tecnologia completamente novo, muitos desses gadgets já podem ser comprados. Apesar de parecer coisa de ficção cientifica, isso nada mais é que um processo natural de evolução. Até não muito tempo tínhamos que nos limitar a ficar em um único cômodo da casa (geralmente o escritório ou quarto) para caso quiséssemos acessar a internet. Afinal, ninguém iria sair arrastando toda a tranqueira que é um computador, de um quarto para outro. Aí vieram os notebooks, os netbooks, smartphones, tablets e agora os wearables.

Google Glass – o futuro diante dos seus olhos

Esse você já deve estar cansado de ouvir falar, mas vale relembrar esse que foi considerado pela revista Time como a invenção do ano em 2012. Graças a sua exposição na mídia, o Google Glass é o melhor exemplo de wearable que temos na atualidade. O gadget, que mais parece ter sido tirado do filme Minority Report, é literalmente um computador pendurado em seu rosto.Com ele você pode tirar fotos, gravar vídeos, ver a previsão do tempo, a hora, acessar ao GPS e rede sociais.

SmartWatchs – o relógio smartphone

Os relógios inteligentes são a evolução daqueles relógios com calculadora lá dos ano 80 (os mais velhos vão lembrar).

Nessa versão repaginada, digamos assim, eles acessam redes sociais, rodam apps bem práticos para o dia a dia (como saber quantos km você correu, por exemplo) e games mais simples, além de funcionar como um GPS. Já disponíveis no mercado, seu único “defeito” – se assim podemos dizer – é que eles funcionam de forma integrada com seu smartphone através do bluetooth. Logo, independência zero!

A Apple prometeu lançar o iWatch, porém tudo o que temos até agora são rumores. Uma coisa é certa: a maçã nunca entra em nenhum mercado se não for para inovar, então quando o iWatch finalmente for lançado, uma das apostas é que ele seja completamente dependente de outros dispositivos.

Smarty Ring: o anel ideal para pedir um geek em casamento

Notícia nos principais portais de tecnologia do mundo, esse projeto recém lançado por uma empresa indiana é bem semelhante aos smartwatchs, porém, aparentemente não precisa de um smartphone por perto para funcionar.Apesar disso,segundo os desenvolvedores, pode ter recursos que fazem dele uma espécie de controle remoto do seu smart.

Teoricamente, com ele você pode aceitar ou recusar chamadas, efetuar ligações para números pré-programados, controlar o player de música e até acionar a câmera do seu celular. O smarty ring também teria suporte para redes sociais e serviços como o Skype, além de notificar mensagens de texto e e-mails. Apesar de ainda ser apenas um projeto, ele já recebeu o investimento esperado através de um serviço de crowdfunding, pelo que é bem possível que em breve o vejamos nas lojas.

Carros voadores

Ok, falamos no começo que nenhum carro voador foi lançado no mercado, mas isso não quer dizer que alguém não já esteja pensando nisso, certo? O Aeromobil 2.5, um protótipo criado pelo designer eslovaco Stefan Klein e que chega a mais de 200 km/h para decolar e alcançar os céus.

Pouco nos falta para os Jetsons. Pouco nos falta!

feitoparahomens

FpH - Feito para homens no sentido completo da palavra, criativos, honrados, honestos, íntegros, conquistadores, antenados, bem humorados e inteligentes. O site masculino mais completo.